05 de maio
Simetrias de frisos: álgebra, geometria e combinatória
Prof. Cristián Ortiz – USP
Os chamados padrões de frisos são usados com frequência em arquitetura ou como objetos artísticos decorativos. Frisos possuem interessantes simetrias, as quais podem ser usadas para ilustrar de maneira intuitiva transformações geométricas no plano tais como reflexões e translações. Na primeira parte desta palestra estudaremos as simetrias de frisos e mostraremos como é possível obter uma classificação matemática dos padrões de frisos de acordo com o seu tipo de simetrias. Na segunda parte da palestra, introduziremos os frisos de Coxeter, que são frisos com padrões numéricos. Mostraremos como construir todos os frisos de Coxeter de um determinado período usando triangulações de polígonos regulares. Tal construção corresponde a um belíssimo resultado conhecido como o Teorema de Conway-Coxeter.
Compreensão Profunda da Matemática Fundamental: aspectos teóricos e práticos
Profª. Gabriela Brião – CAp/UERJ
Um tema vem sendo discutido há muitos anos na Educação Matemática: afinal, que conhecimentos são necessários para lecionar matemática e como são adquiridos? Nesta palestra revisitarei o trabalho da educadora matemática chinesa Liping Ma e suas contribuições para a Formação de Professores que ensinam matemática. Tratarei em particular da Compreensão Profunda da Matemática Fundamental (CPMF), conceito que amplia Shulman quando este trata do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Matemático para lecionar. Em uma pesquisa transnacional que envolveu professores dos Estados Unidos e China, a pesquisadora encontrou como resultado que alguns professores, particularmente chineses, demonstraram um entendimento do campo da Matemática elementar profundo (no sentido de completo), amplo e abrangente. O ensino de um professor com CPMF apresentou quatro propriedades: conectividade, perspectivas múltiplas, ideias básicas e coerência longitudinal. Aspectos teóricos e práticos serão discutidos. Do ponto de vista teórico se procurará responder: o que é, quando e como essa Compreensão Profunda da Matemática Fundamental é adquirida. Na prática, mostrarei alguns exemplos desta forma de compreensão discutindo ideias matemáticas importantes para a Educação Básica.
06 de maio
Linguagem matemática na Educação Básica: perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem
Prof. Janeisi Meira – UFT
O ensino e aprendizagem da matemática na Escola Básica tem sido objeto de investigação de muitos pesquisadores. Alguns perpassam pelos aspetos didático-pedagógicos, enquanto outros se estruturam a partir de reflexões mais teóricas. Nesta palestra, nos colocamos a refletir a partir da análise da interface entre leitura e escrita na matemática procurando apontar que o termo alfabetização deve ser considerado a partir do par letramento-numeramento, conforme considerado pela BNCC. Apontaremos que o procedimento de seguir regras acontece tanto na língua natural como na matemática e convergem para um mesmo aprendizado. Diante disso, a compreensão dos textos matemáticos em situação de ensino e aprendizagem, evidencia algumas dificuldades vivenciadas por alunos na interpretação da linguagem matemática, em virtude de seu rigor, uma vez, que essa linguagem (matemática) é uma linguagem predominantemente simbólica. Para tanto, partimos do conceito de seguir regras e jogos de linguagem ancorado no pensamento de Wittgenstein, cuja ideia é não fugir de aspectos voltados ao rigor e o formal na matemática, considerando a (inter)dependência entre a língua natural e a linguagem matemática na resolução de problemas. Acreditamos que isso oferece luz à compreensão dos conceitos pelos alunos ao interpretar e resolver problemas na tradução dessas regras matemáticas e linguísticas. Essas análises tomaram como campo empírico nossas vivências e pesquisas realizadas com estudantes ao longo de nosso percurso acadêmico e profissional e tem oferecido condições para práticas preocupadas com a aprendizagem e formação de professores.
Contribuições do Estudo da Gramática da Linguagem Matemática
Profª. Sueli Cunha – IME/UERJ
O estudo da estrutura gramatical da Linguagem Matemática tem apresentado resultados bastante interessantes. Além de permitir uma melhor compreensão das expressões matemáticas, têm contribuído para que estudantes passem a propor formas de descrever objetos matemáticos ou mesmo situações-problema. Com este estudo, a identificação do significado de uma expressão matemática se torna mais clara. O objetivo desta palestra é apresentar alguns aspectos gramaticais já identificados nos estudos realizados pelo grupo MateGraMática.
07 de maio
A importância da Educação Financeira para o seu sucesso profissional
Profª. Aline Guedes – IME/UERJ
Sucesso profissional é um conceito subjetivo e varia de pessoa para pessoa. No entanto, é um consenso atrelar sucesso profissional à realização financeira. Será mesmo verdade essa associação? Não é difícil encontrarmos pessoas que atingem metas profissionais relevantes, mas que não se sentem realizadas do ponto de vista financeiro, por não conseguirem administrar bem o próprio dinheiro, deixando de realizar suas metas ou se endividando para tentar realizá-las. Nesta palestra, vamos falar da importância da Educação Financeira como um agente fundamental na construção de uma carreira de sucesso, mostrar como é possível lidar com o dinheiro de forma inteligente, como definir prioridades, como fazer escolhas mais conscientes no ato de gastar, poupar e investir, como planejar para ter dinheiro em todas as áreas da vida e como quebrar o tabu de se falar sobre dinheiro, algo ainda muito presente em nossa sociedade atual.
Analisando os dados da COVID-19
Prof. Américo Cunha – IME/UERJ
Acompanhar a evolução da pandemia de COVID-19 requer uma análise detalhada de uma quantidade imensa de dados espaço-temporais. Nessa palestra vamos discutir peculiaridades desse processo e comentar sobre algumas ferramentas estatísticas que podem ser utilizadas para essa tarefa. Também comentaremos esse trabalho no âmbito da iniciativa COVID-19: Observatório Fluminense.